terça-feira, 1 de dezembro de 2009


Análise crítica sobre o filme: "Entre os Muros da Escola", considerando o debate realizado em aula.
Filme Entre os muros da escola

Com base nas aulas que foram ministradas ao longo desse semestre e as discussões em sala de aula ao assistirmos o filme Entre os muros da escola de Laurent Cantet que foi trazido pela professora Ivone Maia, assistimos com uma visão critica observando a metodologia de ensino da escola e dos professores.
Para iniciar o nome do filme já é uma critica “Entre os muros da escola” isso nos remete a pensar que a escola não transpõe os muros para conhecer os problemas de seus alunos e que os problemas na sala de aula muitas vezes estão relacionados aos problemas pessoais do aluno que vão interferir no comportamento, aprendizado e desenvolvimento do aluno.
Quantos de nós não conhecemos alguma criança que é responsável pelo sustento de sua família? Se não conhecemos pessoalmente já vimos na rua ou ouvimos falar, crianças que não tem o apoio dos pais, muitos tem pais alcoólatras e que sofrem com isso sem falar que muitos deles são maltratados, conseqüentemente muitas crianças tem transtornos psíquicos que irão influenciar diretamente no desenvolvimento e aprendizado da criança.
As escolas que utilizam o modelo tradicional têm seus alunos como mero receptor e o professor detentor de todo saber e conhecimento que não estão preocupados em formar questionadores e críticos. A escola do filme trabalha com o modelo tradicional o racional técnico não há uma aprendizagem significativa que busca a compreensão do aluno, mas utiliza uma aprendizagem mecânica onde avalia os alunos de acordo as notas o interessante são boas notas e passar de ano e não a construção do saber.
A escola não está preocupada na construção do conhecimento e o professor não tem predisposição para aprender e metodologia para provocar esse tipo de aprendizagem em seu aluno, mas observei que o professor François de Frances buscava a reflexão de seus alunos, quando fazia questionamentos e eles de forma irônica respondiam afinal ele tinha uma turma de alunos rebeldes, mas isso não desestimulava o professor que em cima da ironia dos alunos ele continuava a questionar e muitas vezes irritavam seus alunos, mas fazia-oseles pensarem. Souleymane era a prova disso em um determinado momento quando o professor pediu que os alunos fizessem seu auto-retrato como uma forma de conhecer melhor seus alunos Souleymane tirou fotos suas de seus amigos e da família uma forma de contrariar o professor, mas este com toda sabedoria utilizou as imagens do aluno valorizando seu trabalho pedindo pra por legenda o que cada foto representava e expôs seu trabalho para que todos pudessem vê considerando seu trabalho como uma obra prima, François refez sua estratégia a partir do que estava acontecendo à reflexão na ação e Souleymane ficou feliz, pois a sua fisionomia expressava muito bem isso, além dos alunos apreciarem seu trabalho uma vez que ele não tinha exposto na sala de aula como os demais.
Os alunos do filme tinham péssimo comportamento os professores estavam desestimulados, pois os alunos não tinham obtido rendimento, mas também a escola nada fazia para mudar esse quadro.
Havia um conselho de classe, mas não buscava uma solução para os problemas apenas usavam meios mais práticos que era punir os alunos, de inicio castigo mais não estava mais surtindo efeito então à punição agora seria através de perda de pontos que o objetivo era apenas as boas notas e passar de ano, alguns poucos professores não concordavam com essa metodologia e disseram que sendo assim os bons alunos deveriam ganhar pontos como forma de valorização, eles estavam tão desinteressados com os problemas dos alunos que pararam a reunião para falarem sobre a compra de uma maquina de café dando mais importância ao café que eles tomam durante o dia que a vida de adolescente que estão vivendo um momento de rebeldia e desinteresse com a educação.
É claro que não podemos atribuir todos os problemas da educação como responsabilidade dos professores uma vez que eles não encontram condições favoráveis para seu trabalho seu trabalho não é valorizado, os baixos salários a estrutura das escolas o mau comportamento dos alunos, rebeldia gestos obscenos e palavrões que são ditos na sala de aula podem desencadear uma carga física e mental nos professores que não tem apoio psíquico e procuram atendimento de terapia por conta própria o que desestimula esses profissionais que são tão importantes na formação do indivíduo, mas não são valorizados.
François hora utiliza modelo critico reflexivo fazendo dinâmica para conhecer a turma, auto-retrato, faz questionamento para a formação do saber, hora é tradicional se comporta como detentor do saber não acredita no potencial do seu aluno, quando Esmeralda cita A Republica de Platão ele fica impressionado, sem falar na falta de ética quando compara Esmeralda e Louise que são delegadas da turma como vagabundas deixando toda turma revoltada que querem que ele também seja punido por tal comportamento uma vez que os alunos ao cometerem algo de errado pagam pelo seu erro, vimos que seus alunos têm comportamentos intoleráveis mais como um educador jamais deveria ter tido tal postura, mas apesar de tal postura ele queria o bem de seus alunos apesar de ter levado Souleymane a direção diante de seu mau comportamento ele não queria a expulsão do aluno apenas impor certo limite, mas os professores já estavam saturados como o comportamento de Souleymane e o expulsou.
Isso nos faz refletir que o trabalho de um educador não é nada fácil se faz necessária dedicação compromisso e amor para formar questionadores, críticos formadores de opinião e construtores do saber e seu trabalho não se limitam a sala de aula deve transpor os muros da escola.

2 comentários:

  1. Sua análise sobre o filme é bastante abrangente, a conexão com o que foi discutido em sala e os textos propostos é perceptivel. A observação feita é no mesmo sentido do escrito anterior, sobre a sintese das idéias e a divisão das frases.

    Sugestões de revisão

    fazia-oseles pensarem por: fazia-os pensar

    vê por: ver

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua análise ! vai mim ajudar a fazer tbm a minha análise ! muito bom !

    ResponderExcluir