terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Zona de Desenvolvimeto Proximal

Escrito contendo seu entendimento sobre o conceito e os critérios para o trabalho com ZDP, assim como comentários sobre os conceitos principais apresentados nas pesquisas sobre a teoria sócio-histórica do desenvolvimento humano.



Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é o conceito elabora por Vygotsky de que afirma que a aprendizagem acontece no intervalo entre o conhecimento real determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda para solucionar atividades ou funções; são as vitórias e as conquistas que consegue em um determinado período do seu desenvolvimento, sem o auxílio de outra pessoa. O próprio nome que recebeu é bem característico: desenvolvimento real, aquilo que a criança consegue fazer na realidade, naquele momento, indicando que os processos mentais estão em harmonia e que os ciclos de desenvolvimento se completam e o conhecimento potencial. determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro Este processo pode acontecer em situações em que existam diálogo, colaboração, trocas de experiências, interação, imitação, que, para Vygotsky têm um papel importante a desempenhar no desenvolvimento da aprendizagem da criança. ZDP é a distância existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencial idade de aprender neste campo que a educação atuaria, estimulando a aquisição do potencial, partindo do conhecimento da ZDP do aprendiz, para assim intervir. O conhecimento potencial, ao ser alcançado, passa a ser o conhecimento real
Assim, com o auxílio de uma outra pessoa mais experiente, a criança é capaz de realizar uma ação, antes não dominada, mesmo se a ação for permeada pelo uso da imitação, passando a realizar determinadas ações de acordo com um modelo. No entanto, a criança possui, na perspectiva de Vigotski, um potencial que possibilitará no futuro internalizar o processo realizado e resolver sozinha aquela ação que foi imitada ou auxiliada por um outro.
Portanto na visão de Vygotsky exercer a função de professor implica assistir o aluno proporcionando-lhe apoio e recurso de modo que ele seja capaz de aplicar um nível de conhecimento mais elevado do que lhe seria possível sem ajuda.
Fala em quatro entradas de desenvolvimento que juntas caracterizam o desenvolvimento pisicologico do ser humano uma é a Filogenese que é a historia da espécie humana ,outra é a Ontogênese que é a historia do individuo da espécie, outra é a Sociogênese que é a historia da cultura no meio cultural a qual o individuo está inserido e a Microgênese, que é o aspecto mais microscopio do desenvolvimento.

Filogênese diz respeito a historia de uma espécie animal. Todas as espécies animais têm uma historia própria e essa história da espécie define limites e possibilidades de funcionamento psicológico. Então tem coisas que somos capazes de fazer e outras que não somos capazes de fazer. Por exemplo, somos bípedes temos mãos que são liberadas para outro tipo de atividades, tem uma determinada conformação das mãos que nos permite movimentos finos, em pinça, por exemplo, que é particular da espécie humana. Temos a visão por dois olhos que é a visão binocular. Temos uma serie de características do corpo humano do organismo que vão servir como fundamento para o desenvolvimento psicológico depois. Temos coisas que fazemos e outra que não fazemos, andamos e não voamos, é umas das características muito importantes da espécie humana é a plasticidade do cérebro.

Ontogênese é o desenvolvimento do ser humano do individuo, de uma determinada espécie, em cada espécie o ser ter uma caminho de desenvolvimento, nasce, se desenvolve se reproduz e morre num ritmo determinado de desenvolvimento. E esse plano genético esta muito ligada à filogênese, porque os dois são de natureza biológica dizem respeito à pertinência do homem e da espécie. Somos membros de uma determinada espécie e por ser membro de uma determinada espécie, passa por certo percurso de desenvolvimento, por exemplo: a criança a criança nasce e só fica deitada, depois ela aprende a sentar a engatinhar e andar por exemplo nessa seqüência e assim por diante.as coisas são passadas pelo desenvolvimento daquele individuo

Sociogênese é a historia da cultura onde o individuo onde ele esta inserido, as formas do funcionamento cultural interferem no pensamento psicológico define de certa forma o funcionamento psicológico.
Essa significação da evolução pela cultura tem dois aspectos; Uma que a cultura funciona como alargador das potencialidades humanas, o homem anda mais não voa, agora voa porque criou o avião, outro aspecto histórico cultural é como cada cultura organiza o desenvolvimento de um jeito diferente. A passagem pela fase de desenvolvimento é lida e relida pelas diferentes culturas de formas diferentes. Ex a puberdade é um fenômeno biológico todos os seres humanos passa pela puberdade, amadurecem sexualmente, aparecem caracteres sexuais que são secundários, reproduzem, mas a puberdade é compreendida historicamente de forma diferente em cada cultura, o conceito de adolescente é um conceito cultural, embora esteja assentado em um conceito biológico que é a puberdade, em nossa cultura a adolescência é um período bastante estendido diferente da Índia que muito cedo elas são obrigadas a casarem.

Microgênese diz respeito ao fato de que cada fenômeno psicológico tem sua própria historia. Por isso é micro, não no sentido de pequeno, mas como foco bem definido. A micro é saber uma coisa e não saber. Ex uma criança primeiro ela não sabe amarrar um sapato, depois ela sabe, ou seja, entre o saber e o não saber algo, um tempo passou então podemos interessados em compreender o desenvolvimento olhar de uma forma micro para a história desse fenômeno. Como a criança aprendeu amarrar o sapato é a microgênese de aprender amarrar o sapato. A microgenese faz com que olhemos como cada pequeno fenômeno tem a sua historia e como ninguém tem uma historia igual a do outro, e ai que vai aparecer à construção da singularidade de cada pessoa e dai a heterogeneidade entre os seres humanos. Quer dizer que encontramos duas coisas parecidas, mas não são iguais. Em uma sala de aula podem ter duas crianças de mesma idade, mas elas pensam diferentes tem historias e experiências diferentes. Enquanto a Filogênese a Ontogênese e a Sociogenese tem o determinismo a microgenese é a porta aberta para a teoria do não determinismo.

Mediação simbólica a idéia de mediação é a idéia mesmo de intermediação: ter uma coisa entreposta entre uma e outra coisa, No caso do ser humano a idéia básica de Vygotsky é que a relação do homem como mundo não é uma relação direta, mas é uma relação mediada. A mediação pode ser feita através de instrumentos e de signos.
A mediação por instrumentos é o fato que nos relacionados com as coisas do mundo usando ferramentas, ou instrumentos intermediários. Se for cortar um pão uso uma faca, se for pentear o cabelo usa um pente, esses instrumentos estão fazendo uma mediação sobre minha ação concreta e o mundo.

Os signos são formas posteriores de mediação que fazem uma mediação de forma semiótica ou simbólica. Fazem uma interposição entre o sujeito e o objeto do conhecimento, entre o psiquismo e o mundo, o eu e o objeto, o eu e o mundo de uma forma não concreta, como fazemos com os instrumentos mais de uma forma simbólica. Tem uma primeira forma de signo que ainda é concreta. como por exemplos os símbolos na porta dos banheiros que indicam masculino e feminino, as placas de sinalização. todo mundo compartilha dessa representação.
Outro plano que aparece os signos é totalmente simbólico, internalizado as coisas são postas para dentro do funcionamento psicológico e funcionam como mediadores semióticos ou simbólicos, dentro de nosso sistema psicológico. Para isso aparece uma característica que é tipicamente humana que é a possibilidade da representação mental a possibilidade de transitar por um mundo que só simbólico.

Ex quando encontramos pela frente uma mesa, quando vemos não estamos relacionando com ela de uma forma não mediada, direta, só a sentimos percentualmente. olhamos para aquele objeto e vemos uma mesa, ela nos remete a uma coisa unicamente simbólica que esta em nossa cabeça que é a idéia de mesa a imagem de mesa. Depende como vamos compreender essa forma de representação na mente, mas seja qual for à forma, tem uma forma de representação das coisas do mundo. que estão dentro de nós que não são o próprio mundo, mas que esta dentro do mundo.

Pensamento e Linguagem o desenvolvimento evolui da fala social para a egocêntrica, sendo que a fala mais primitiva do ser humano é a fala social e o desenvolvimento do pensamento vai do social para o individual. Dessa forma a fala egocêntrica transforma-se em fala interior. Que acontece quando o sujeito consigo mesmo volta-se para o pensamento exercitando suas funções psicológicas.
O declínio da fala egocêntrica representa que a criança abstraindo o som da fala adquire capacidade para raciocinar e pensar palavras sem precisar verbalizar-las, o que representa a fala interior. Portanto a fala interior surge apos a fala egocêntrica, quando as palavras passam a ser pensadas sem que obrigatoriamente sejam ditas
A função primordial da fala, conforme Vygotsky é o contato social, sendo que a vivencia em sociedade é essencial para o ser humano.
O desenvolvimento da linguagem é impulsionado pela necessidade que o ser humano tem em se comunicar com o ambiente e os outros seres da espécie. Desta forma quando a criança hora balbucia ou dá risada, esta criando um meio de contato com o outro alem de obter um alivio emocional.Quanto a fala egocêntrica nota-se que Piaget e Vygotsky discordam em vários aspectos do surgimento ate o aparecimento. Mas há uma concordância com esses dois autores referente a esse tipo de fala, a egocêntrica caracteriza uma fase especial do desenvolvimento da criança, representando uma forma especifica de orientação social.
Se a linguagem é matéria do pensamento é também o elemento da comunicação social, pode ser afirmar que não ha sociedade sem comunicação e conseqüentemente sem linguagem.

2 comentários:

  1. Voçê faz uma análise bastante ampla sobre o tema, discorre sobre o assunto demonstrando uma compreesão relevante sobre o mesmo. Contudo, citar menos exemplos, não comprometeria sua explanação e poderia te ajudar a "enxugar" mais o texto.

    (a observação sobre a divisão das frases persiste)

    Sugestões de revisão:
    é o conceito elabora por Vygotsky de que afirma

    por: é o conceito elaborado por Vygotsky que afirma

    é uma das características da espécie humana é a plasticidade do cérebro

    O "é" inicial está sobrando

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