Escrito contendo reflexão crítica sobre o tema da adolescência e da afetividade, a partir da atividade realizada em sala e do texto 15 (disponível na copiadora do DA Ed Física) e do texto sobre Wallon disponível na internet.
Wallon vê o desenvolvimento da pessoa como uma construção progressiva em que sucedem fases de predominância alternadamente afetiva e cognitiva.
Cada fase tem um colorido próprio, ou seja, vai predominar mais um tipo de atividade, as atividades predominantes correspondem aos recursos qual a criança dispõem no momento para interagir com o ambiente.
Para uma compreensão mais concreta da idéia de Wallon, vamos descrever uma das características centrais dos cinco estágios propostos pela psicogenética Walloniana
Cada fase tem um colorido próprio, ou seja, vai predominar mais um tipo de atividade, as atividades predominantes correspondem aos recursos qual a criança dispõem no momento para interagir com o ambiente.
Para uma compreensão mais concreta da idéia de Wallon, vamos descrever uma das características centrais dos cinco estágios propostos pela psicogenética Walloniana
O Estagio Impulsivo emocional o primeiro ano de vida que vai de zero a um ano. a predominância é a afetividade, pois a relação de afeto, o sentimento com as pessoas intermediam sua relação com o mundo físico, mas percebe-se que nessa relação de afetividade os outros aspectos, cognitivo, motor e social estão integrados, quando a criança reconhece a imagem e a voz de alguém ela faz uma associação e automaticamente utiliza seu corpo como forma de expressar o que pensa e o que sente. Segundo Wallon o conjunto cognitivo oferece um conjunto que permite a aquisição e a manutenção o conhecimento por meio de imagens, noções idéias e representações de funções. Nessa fase a criança não tem alternância funcional do eu e do mundo, o estado inicial da consciência do recém nascido pode ser comparado a uma nebulosa, confundem o próprio sujeito e a realidade exterior, ele não se diferencia do outro nem mesmo no plano corporal.
Estagio Sensório Motor que vai de um a três anos, marco fundamental desse estágio é desenvolvimento da função simbólica e da linguagem, predominam as relações cognitivas com o meio (inteligência pratica e simbólica, utiliza uma postura mais ego centrada voltada para eu e o mundo não importa, a criança nessa idade fica mais individualista.
Estagio Personalismo dos três aos seis anos, processo de formação da personalidade, construção da consciência de si, que se dá por meio das interações sociais, incorpora os recursos intelectuais desenvolvidas ao longo do estagio sensório-motor e projetivo, esforça-se para ter papel de destaque e status de vencedor utilizando as circunstancias favoráveis e usando recursos cada vez mais elaborados, manifestações de ciúme, trapaças, buscam superioridade pessoal, atitudes que podem ser interpretadas como agressivas, como o ato de quebrar o brinquedo de um parceiro que sabe jogar melhor que ela. O eu predomina dos três aos quatro anos, tem grande exigências afetivas deve ser cercada de uma atmosfera de ternura. Utilizar o corpo para se afirmar no grupo e conquistar a admiração dos outros mais o predomínio é o Cognitivo social, sua personalidade não esta diretamente diferenciada, não sabe distinguir muito bem sua própria pessoa do lugar que ela ocupa entre os outros.
Estagio categorial graças à função simbólica traz importante avanço no plano da inteligência busca pelo conhecimento pela nova preponderância do aspecto cognitivo, mas há uma relação forte com o social nas relações com os colegas, também pode haver um isolamento entre colegas uma timidez presente há também os aspectos motor e afetivo.
Adolescência esta vivendo uma crise em função da puberdade rompe com a tranqüilidade as alterações hormonais contribuem para esses conflitos, confusões questionamentos. Aproxima-se do pensamento do adulto iniciando a construção dos valores, quer ter opinião própria, estando presentes os quatro aspectos, mas o afetivo se destaca e necessita de suporte para manutenção do equilíbrio para não desencadear problemas psíquicos como a baixa auto-estima. E muito importante o papel da família e da escola essa fase o comportamento dos adolescentes esta sempre oscilando. O texto 15 fala das queixas dos professores quanto ao comportamento dos adolescentes em sala de aula, das conversas entre colegas as paqueras os aparelhos eletrônicos utilizado na sala de aula são sinais de desinteresses pelos conteúdos curriculares, adolescentes, professores e direção da escola acusam uns aos outro o que acaba por distanciá-los cada vez mais gerando um ambiente bastante tenso e improdutivo para as atividades escolares o texto de Wallon fala da importância do acolhimento seja qual for à idade, criança ou jovem, acolhida pelo grupo familiar, grupos de amigos, de colegas professores, acolhimento do professor pela direção, pelos seus pares pelo seu entorno, pelos seus alunos. A sala de aula uma oficina de relações, mas não tem sido um espaço de acolhimento. Outro aspecto importante é o afeto dos pais com os filhos que conseguem estabelecer relações harmoniosas quebrando uma barreira um distanciamento na comunicação entre pais e filhos, ou seja, um formalismo relacional que dificultava muito o contato com os adolescentes.