domingo, 17 de janeiro de 2010

Comentários dos seminários

Comentário sobre os seminários realizados (exceto o que você apresentou), ressaltando os aspectos metodológicos das apresentações, as contribuições e aspectos mais significativos dos temas para sua formação como educador.

Seminário 1-Tema: sobre violência na educação
Os três tipos de violência: Violência a escola, Violência na escola e Violência da escola.
A equipe trabalhou com apresentação de slides, e explicou cada um dos tipos de violência e uso exemplos e situações de violência que vivenciaram ao longo da sua vida escolar e os problemas que esses tipos de violência irão repercutir na vida acadêmica de alunos e professores. Eles interagiram entre si na discussão do tema.
Um tema interessante pra nós futuros educadores que encontraremos ao longo da nossa vida acadêmica situações de violência na escola.

Seminário 2-Tema: Sexualidade e Gênero com aceitar as diferenças.
Trabalhou com apresentação de slides, distribuição de folders e um questionamento para discussão com a turma sobre Homofetividade, Transexualidade e Disfunções Hornomais. Um tema tão polemico mais não houve discussão, pois a equipe excedeu o tempo.
O objetivo do seminário foi de conscientizar e explicar a concepção dos termos, sexualidade, gênero e corpo com uma visão voltada para os problemas da adolescência e suas implicações na escola. Um tema muito polêmico e que tem gerado discriminação e preconceito, e o educador ira encontrar alunos que serão descriminados pela sua sexualidade por colegas de classe, ele devera ser mediador entre esses colegas quebrando esse tipo de preconceito, mostrando os verdadeiros valores sociais e que sua opção sexual não os diferencia é um cidadão com todos os outros.

Seminário 3- Minha equipe

Seminário 4 Tema: Ações Afirmativas na Educação
Fez uma dramatização de um programa de TV na área de Educação onde a apresentação do programa foi relacionada a ações afirmativas na educação, onde os demais alunos na sala representaram a platéia que interagia no programa e faziam perguntas sobre o tema, Houve uma entrevista com uma assistente social que falou sobre o sistema de cotas na UEFS, o PROUNI, o Centro digital de cidadania, o PETI e a presença de uma professora com seus alunos, ela falou sobre as dificuldade e metodologia que ela utiliza o modelo critico reflexivo e os alunos falaram das aulas dinâmicas e o seu desempenho na escola. Passou o VT de uma das aulas da professora que dá reforço de forma dinâmica que tem levado os alunos ir entusiasmado pro reforço.
Muito interessante a dinâmica utilizada nas aulas, que os educadores saiam do modelo tradicional e sejam criativos nas suas aulas para que os alunos tenham prazer de ir à escola e os professores utilizem o modelo critico reflexivo na educação.

Seminário 5 Tema Síndrome de Burnout
A equipe trabalhou o tema explicando o que é a síndrome, quais os fatores têm desencadeado o problema,essa síndrome esta mais em evidencia nos profissionais de educação, quais as conseqüências na vida da pessoa, como constatar que a pessoa tem a síndrome, e quais as possíveis soluções.
A apresentação de um trecho do vídeo do Filme brasileiro Verônica, de uma professora interpretada por Andrea Beltrão que estava com a síndrome com seu comportamento explosivo e angustiante.
De extrema importância pra futuros docentes que encontrarão ao longo de sua carreira, situações de tensão, estresse, decepções, exaustão física e emocional, problemas com alunos pais de alunos e direção, idealizações frustradas que são desencadeadores do problema e saber com reagir frente a esse problema e como evitar.

Seminário 06 tema: Educação, escola e inclusão
Como a escola deve seguir a educação especial, trabalhando os artigos 58 incisos I, II e III art. 59 incisos I, II, III, IV e V e art.60 da LDB. Mostrando o objetivo da escola, e falaram da APAE e o seu objetivo que é auxiliar na melhoria da qualidade de vida dessas crianças. A deficiência que as escolas públicas têm para atender essas crianças, a super proteção dos pais e a relação de dependência, como um colégio particular na cidade recebe essas crianças, e como a UEFS ta preparando professores para lidar com alunos portadores de deficiência. E um caso de autismo de Rafael Iuri que concluiu o 2º grau e as dificuldades que encontrou em sua trajetoria.
Como todos os temas esse também é muito importante, pois é grande o número de crianças com deficiência e que são discriminados principalmente na escola com apelidos ofensivos de colegas, e a carência de professores preparados para trabalhar com crianças especiais.

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