terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Motivação

Escrito sobre o tema da motivação, a partir das aulas e textos trabalhados, incluindo análise realizada sobre a disciplina que mais o motiva e a que menos o motiva atualmente, iniciada em sala. (Textos disponíveis na copiadora DA Ed Fisica)

A falta de motivação, de atenção e o pouco rendimento nas aulas pelos alunos é constatado freqüentemente por professores. A escola é pra alguns alunos uma espécie de castigo eles querem sair o quanto antes, o que tem levado a desistência de alguns. O papel do professor é importante na motivação dos seus alunos para que possam se interesar e se esforçar no aprendizado.
Como o docente pode motivar o seu aluno? Trabalhando de forma dinâmica, utilizando uma metodologia critico reflexivo, para que o aluno comece a se identificar com a disciplina e com o professor, mesmo assim sabemos que alguns alunos não respondem com interesse e motivação, cabe o professor conhecer o seu aluno alem dos muros da escola, conhecer suas características pessoais, seus medos e anseios a partir das suas relações sociais, analisando o que fazer para motivar e interessar esse aluno.
A curiosidade impulsiona o aluno aprender, pois isso o desperta para resolução de um problema, a confusão tem um papel importante no ensino de aprendizagem, mas alguns alunos depois de algumas tentativas sem êxito na resolução de um problema desistem, e não vão em busca da resposta. Não usam o professor como mediador na construção do conhecimento acha que são incapazes e que seus colegas são mais inteligentes, o que vai repercutir negativamente na sua auto-estima.
Cabe o importante papel do professor despertar a curiosidade do aluno trabalhando de forma dinâmica, com questionamentos, aulas praticas, situações vivenciadas pelos alunos no dia a dia e a partir dos conhecimentos prévios do aluno incentivá-lo e mostrar a sua capacidade de aprender, eles por sua vez perceberão que estão obtendo êxito, compreendendo e evoluindo eles ficarão motivados cada vez mais a aprender, utilizando o seu aprendizado na construção de suas vidas.

O QUE ME MOTIVA EM DETERMINADA DISCIPLINA É QUANDO
Professora que trabalha no modelo critico reflexivo,
É mediadora na construção do conhecimento do aluno, incentiva o aluno estudar,
Tem didática de ensino, e trabalha de forma dinâmica que prende a atenção do aluno,
Excelente orientadora,
Nas discussões de textos tem sempre um posicionamento, e faz as interferências nas nossas discussões quando preciso,
Comentário nas avaliações, onde devemos melhorar ou se nosso trabalho atendeu as expectativas e temas propostos,

O QUE ME DESMOTIVA EM DETERMINADA DISCIPLINA É QUANDO:
O professor trabalha no modelo tradicional, de forma mecânica.
Passa o conteúdo não se importa em saber se o aluno esta compreendendo o assunto,
Não tem didática para ensinar,o que dificulta a compreensão do aluno,
Nas discussões de textos o professor é neutro, não toma nenhum posicionamento,
Trabalha em grupo com colegas que não produzem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário