quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Aprendizagem significativa

Escrito sobre os saberes construidos sobre o tema da aprendizagem apartir das aulas (08,13 e 15/10), atividades, discurssões, materiais de apoio e de pesquisa (textos e videos) , numa perspectiva crítco-reflexiva relacionada ao contexo que vive.

Aprendizagem Significativa

A utilização do paradigma racional técnico para o ensinamento de teorias tem o professor como detentor de todo conhecimento, tudo que é dito pelo educador é tido como verdade, não há o questionamento para a construção do saber. Mas o Paradigma Crítico reflexivo que faz surgir à construção de significativos, o surgimento de questionadores que facilitara no aprendizado através do conhecimento prévio, espontâneo, intuitivo, experimental e cotidiano.
A partir dos conhecimentos prévios formaremos novos conhecimentos, novos conceitos, teremos uma visão mais ampla do assunto, principalmente quando utilizamos exemplos do nosso dia a dia e metáforas, para com base nisso criarmos um conceito, uma resposta para os nossos questionamentos, onde vai identificar semelhanças e diferenças reorganizar seus conhecimentos e criar um parecer.
A aprendizagem significativa é progressiva e dará retornos positivos, pois o aluno compreenderá, deixará de lado a tática utilizada na aprendizagem mecânica, onde o objetivo era apenas passar e tirar boas notas e não obter conhecimento.
Os princípios programáticos facilitadores vão contribuir para o aprendizado significativo. A utilização de exemplos, situações e exercícios, o conhecimento prévio que vai servir de ponte entre o que o aprendiz já sabe e o que ele vai construir, utilização de objetos que vão ajudar a possibilidade de criar e reinventar novos conceitos, mais o ponto crucial esta na disposição e vontade do aluno para aprender.
Sabe-se o significado de aprendizagem significativa, mas se faz necessário a utilização desse método de ensino, muitas vezes o professor não tem predisposição para aprender e metodologia para provocar esse tipo de aprendizagem a seu aluno, não dando respostas prontas, mas o aluno construindo suas perguntas e suas respostas, gerando o entendimento a compreensão do assunto.
Muitos alunos usam o método da “decoreba” respondem suas provas, mas não compreendem o assunto, passado algum tempo já não se lembra de mais nada e futuramente serão prejudicados quando precisarem de seus conhecimentos para realizar provas de concursos, vestibulares ou a uma vaga de emprego em uma instituição, só ai verão que seu aprendizado não foi significativo, não passou de um aprendizado mecânico.
A utilização de materiais diversificados como: revistas, jornais, livros diversos, obras de arte, romances etc. vão auxiliar no aprendizado, não deve ser utilizado apenas um livro didático mais uma diversidade de materiais instrucionais.
O aluno deverá ser tratado como um perceptor, tendo a capacidade de perceber a relatividade das respostas e das verdades a complexibilidade das causas, a partir daí se tornará um representador do mundo com suas percepções.
Aprender um conteúdo de maneira significativa é aprender sua linguagem, não só através das palavras mais outros signos, instrumentos e procedimentos também, percebemos essa nova linguagem como uma nova maneira de perceber o mundo.
A aprendizagem pelo erro, o homem aprende corrigindo seus erros, é a partir do erro que vai se buscar o certo, a ciência é um exemplo do acerto pelo erro. As escolas tendem a punir alunos pelos seus erros, quando não reproduzem fielmente suas respostas, não é dada a eles liberdade de criar suas respostas com base em seus conhecimentos na aprendizagem significativa, o professor deveria trabalhar como detector de erro, ajudando seus alunos a detectarem seus erros. Buscar sistematicamente o erro é pensar criticamente é aprender a aprender.

Um comentário:

  1. Seria interessante complementar sua reflexão com alguns elementos de nossa discussão sobre a metacognição, principalmente as idéias que propõem a construção de uma autonomia de estudo do aluno. Vamos rever?

    ResponderExcluir