quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Entrevista + Questão sobre o papel e as formas de trabalhar a integração inicial num grupo de educandos.

Entrevista
1ª- Como gosto de ser chamada?
R- Maga
2ª- O que valoriza?
R- A vida!
3ª- O que precisa mudar?
R- Minha ansiedade.
4ª- Além de estudar eu também..
R- Trabalho sou servidora publica, faço cursinho para concurso a noite e nas horas vagas ouço música, vou ao cinema e sempre que posso viajo, amo viajar!
Como me apresentaria no meu 1ª dia de aula!

Ao entrar na sala de aula cumprimento os alunos e me apresento dando meu nome e falando sobre a disciplina que vamos trabalhar ao longo do ano, onde juntos vamos construir novos conhecimentos, para quebrar o gelo e interagir com a turma fazer uma dinâmica divertida, onde o professor apresenta a escola aos alunos, aproxima colegas de classe e contribui para que todos se sintam acolhidos dentro do novo grupo. Primeiro dia de aula, a turma toda está na expectativa para saber quem serão os novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar um grupo unido, bem relacionado e em sintonia com você, a dinâmica vai aproximar e integrar a turma no primeiro dia de aula.
Exemplo de uma dinâmica interessante que pode ser utilizada no modelo educativo do Paradigma Critico Reflexivo.
Todos os alunos ficam em pé e de mãos dadas formam um circulo, eles devem olhar e gravar quem esta ao seu lado direito e esquerdo. O professor vai pedir para que eles dêem voltas aleatórias na sala, todos andarão livres até que ele pede para eles pararem, onde estiverem deverão dá as mãos aos seus colegas que estavam seguros no inicio da dinâmica sendo que deverão obedecer ao critério de darem as mãos da mesma forma que estava no inicio, segurando na mão direita seu colega que estava a sua direita e na mão esquerda seu colega que estava a sua esquerda, isso vai gerar um emaranhado de pessoas, sem soltarem as mãos eles deverão voltar para seus locais de origem formando um novo circulo. Vai ser difícil e vai demorar um pouco mais o espírito de grupo vai ajudar a resolver essa dinâmica onde cada um vai achar meios de voltarem ao seu local de origem e vai ajudar o colega que estiver ainda sem retornar para seu local de origem direcionando.
Objetivo: vamos mostrar ao aluno que teremos dificuldade ao longo das aulas que nossa mente vai criar certa confusão e essa confusão é que vai nos fazer buscar novos conhecimentos para desvendar esses mistérios e que o professor vai precisar da ajuda de cada um, para juntos construírem novos conhecimentos, que o professor sozinho não resolveria aquele emaranhado e a participação deles foi fundamental, assim também será nas suas aulas ao longo do ano, onde todos juntos com os conhecimentos prévios as experiências do cotidiano vão criar novos conceitos e resolver questões que muitas vezes pareciam difíceis.

Um comentário:

  1. A proposta é muito interessante. E se após essa primeira atividade pensássemos uma forma das pessoas se apresentarem? Ou seria num turma que já se conhece e apenas estaríamos facilitando a relação inicial com a matéria?

    ResponderExcluir