quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Paradigma racional Técnico e Critico Reflexivo

Relato critico reflexivo sobre a compreensão dos paradigmas educativos apresentados no texto de apoio da aula (o1), acrescidos de uma reflexão pessoal e posicionamento diante dos dois paradigmas.

Paradigma Racional Técnico e Critico reflexivo.
Ambos traduzem modos de ver a prática profissional educativa.
Racional Técnico- É a formação de professores voltada para a reprodução, um modelo a ser seguido que não permite o professor refletir questionar o que lhe é imposto, é aceito inclusive as técnicas de ensino onde o educador é o detentor de todo saber e conhecimento, sendo utilizada apenas a teoria, sendo esse método insuficiente para orientar a pratica docente. O professor é o especialista que aplica conhecimentos, a racionalidade técnica concebe o exercício profissional como uma atividade meramente instrumental voltada para solução de problemas através da aplicação de teorias, métodos e técnicas, já que sendo considerados universais poderiam atender a toda e qualquer realidade. Esse modelo de formação profissional pressupõe a superioridade do conhecimento teórico sobre os saberes práticos e estabelece relação de subordinação e aceitação de metas e objetivos externos, enquanto o Paradigma Critico reflexivo busca métodos princípios e técnicas que atendam as necessidades especificas de uma dada realidade.
Critico Reflexivo- O professor vai ser um mediador intelectual transformador, onde vai problematizar determinado assunto visando a despertar reflexões questionamentos e interesse de seus alunos, pois através desses questionamentos chegara a um conceito que o aluno possa construir sua resposta facilitando sua compreensão, um trabalho intelectual e não puramente instrumental ou técnico, que vai facilitar o aprendizado através do conhecimento prévio espontâneo intuitivo, experimental e cotidiano. O professor deixa de ser um executor e os alunos apenas receptor onde tudo que é dito é tido como verdade absoluta, é o detentor de todo saber, mas ele passa a ser um investigador um questionador onde vão trocar conhecimentos e informações capazes de criarem conceitos, o profissional não esta limitado seguindo um cronograma e as determinações que são impostas, onde é permitido uma reforma educativa vertical, age e toma decisões a partir da avaliação dos problemas que surgem no decorrer de sua aula em função de uma reflexão sobre a ação que ocorre antes, durante e depois da atuação do professor junto aos alunos, tendo como objetivo superar as dificuldades vivenciadas no dia a dia.
Diante da analise de ambos paradigmas sabemos que cada professor tem uma metodologia de ensino, alguns utilizam a racionalidade técnica com utilização de teorias para seus alunos, tudo que é dito é tido como verdade ele é detentor de todo saber o aluno será apenas receptor desses conhecimentos onde irá reproduzir nas avaliações o que aprendeu ao longo das aulas, no entanto o aluno deverá ser tratado como um perceptor, tendo a capacidade de perceber, refletir, questionar chegar a um conceito e construir suas respostas, mas para isso ocorrer o professor deverá ter um compromisso com a educação, não estando na sala de aula apenas como um trabalhador que foi cumprir sua carga horária mais ser um agente transformador usando o paradigma critico reflexivo na construção do saber dessas crianças formando questionadores, críticos formadores de opiniões.

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