terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pro dia nascer Feliz


Análise crítica do filme "Pro dia nascer feliz" de João Jardim, com comentários sobre as cenas relacionando aos nossos estudos na disciplina.


O filme “Pro dia nascer Feliz” de João Jardim nos faz refletir sobre a educação do nosso país.

A educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. Muita escola não tem condições para atender os alunos, pois sua estrutura física não oferece condições básicas para utilização da mesma como as péssimas condições sanitárias, falta de água para utilizar na limpeza do banheiro, salas arejadas e cadeiras para atender os alunos, sem falar na metodologia de ensino de muitos professores que são executores e os alunos apenas receptores onde tudo que é dito é tido como verdade absoluta, é o detentor de todo saber, o professor não é um investigador um questionador onde juntos vão trocar conhecimentos e informações capacitando seus alunos a criarem conceitos, Esse modelo de formação profissional pressupõe a superioridade do conhecimento teórico sobre os saberes práticos e estabelece relação de subordinação e aceitação de metas e objetivos externos,
A queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, a reforma educativa vertical onde o profissional é limitado ele segue as determinações do governo. Outro dado importante é a queda no índice de repetência escolar, que tem diminuído nos últimos anos, pois os professores são obrigados a passar seus alunos inda que estes não estejam aptos a passarem para serie seguinte recuperação em três dias o conselho de classe são maneiras de aprovarem os alunos, no filme vimos à situação de Douglas um aluno descomprometido com a educação que estava ali, mas não aprendeu nada ao longo do ano, mais ele sabia que no final passaria, sendo assim ele não precisaria estudar e construir conceitos, pois o conselho de classe iria favorecer na sua aprovação, ele disse que isso era bom, mas também reconhece que não houve aprendizado, e a prova disso é que no ano seguinte ele é reprovado, sem falar nos problemas que encontrara ao longo da vida, pois não tem qualificação para encarar o mercado de trabalho e poder ingressar em uma universidade e construir um futuro melhor.
Depoimentos de alguns alunos no filme mostravam o descomprometimento de professores que faltavam muito e eles gostavam, pois estavam com aula vaga e assim eram dispensados, outros que não iam ministrar a aula mais dava nota aos alunos sem fazer avaliação inclusive alunos que não freqüentavam também eram avaliados e suas notas lançadas. A escola não cumpre sua função de for mar questionadores e críticos, formam apenas meros reprodutores e quando estes tiram notas baixas ficam desestimulados.
Também vimos o depoimento de uma aluna do Nordeste que sempre se interessou por leitura e que tem um vocabulário riquíssimo, mais seus professores não acreditam em seu potencial acham que os textos que ela produz não são dela eles estão tão acostumados com a mera reprodução que quando um aluno constrói conhecimento ele não acredita.
Houve momento na sala onde os alunos não se comportavam e a professora perdeu o controle da situação e gritava, mas pra eles não fazia diferença alguma, cabendo ao professor numa situação como essa ter atitude no momento da ação, refazer sua estratégia de ensino a partir do que esta acontecendo nos sinais que a turma esta dando e mudando a metodologia que iria ser aplicada.
Analisamos e vimos o grande diferencial do ensino publico e o privado desde a estrutura física do prédio e a metodologia de ensino o critico reflexivo o aluno sendo capaz de perceber, refletir, questionar chegar a um conceito e construir suas respostas.
Não podemos deixar de analisar os problemas que os professores de escola publica enfrentam, alunos com maus comportamento, rebeldia desobediência que muitas vezes ameaçam os professores, briga entre colegas palavrões fazem parte de seu vocabulário, esses alunos já tem todo um histórico muitas vezes são filhos de mães solteiras que não tem o acompanhamento dos pais, pois o pai o abandonou e a mãe trabalha muito não estando presente, o aluno ver o professor como inimigo existindo um abismo entre eles, onde esses profissional tem uma carga física e mental muito grande.
Uma parte do filme que me chocou foi quando uma aluna em seu depoimento disse que matou a colega com uma arma branca (faca) no colégio e afirmou “Não dá nada matar sendo menor, três anos passam rápido!” e assim eu vos pergunto. essa é a educação que temos em nosso país? Essa aluna é capaz de construir conceitos e de refletir? Qual será o futuro de nosso país?

3 comentários:

  1. Atenção! Veja e-mail enviado sobre o estudo dirigido de 01/12/09. Autores de webfolio farão a atividade no LIED.

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  2. É perceptível seu entendimento sobre as temáticas abordadas no filme. Voçê demonstrou de forma clara a relação sobre o que temos estudado e o que é tratado no mesmo com boa argumentação.

    Obs.: As ressalvas são as mesmas dos comentários anteriores

    Sugestões de revisão

    Muita escola não tem condições para atender os alunos

    Por: Muitas escolas não têm condições de atender adequadamente os alunos

    A escola não cumpre sua função de for mar
    Por: A escola não cumpre sua função de formar

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  3. correção: escrevi você com ç no comentário. me atrapalhei na hora de teclar o c e depois de postado não tem opção de corrigir.

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